A Escola Estadual Garça Branca reuniu sua comunidade escolar para finalizar e apresentar o Projeto Pedagógico “Revendo a questão Indígena no Brasil.”
PROJETO ÍNDIO
|
Gabriela, aluna do período matutino |
Nas últimas décadas surgiram novas metodologias, na tentativa de qualificar o ensino. Com base nisto, a Escola Garça Branca, vem através dos Projetos Pedagógicos, que é uma opção metodológica abordar o tema “Revendo a questão indígena no Brasil”, termos de organização do ensino, a fim de construir uma forma mais atraente e envolvente de realizar a pratica pedagógica.
|
Aluna da EJA (Educação de Jovens e Adultos) |
As escolas têm que esquecer a idéia de que o aluno tem que se adaptar a ela. Pelo contrário, elas devem tornar-se o meio mais favorável para o aluno, dando-lhe recursos para enfrentar desafios. Acreditamos que por mais dificuldades que possamos enfrentar, no desafio de lecionar, nós professores buscamos constantemente melhorar nossa prática com os Projetos Pedagógicos. A escola Garça Branca busca contribuir para o aprimoramento do planejamento escolar. Foi pensando assim que nós professores e servidores em geral da Escola Garça Branca desenvolvemos o Projeto Pedagógico “ Revendo a Questão Indígena no Brasil”, pois quando falamos em índios, logo pensamos em gente nua em índios, logo pensamos em gente nua na mata, ou então em pessoas pobres pedindo esmola nas cidades. Nada de mais errado! Primeiramente não existem índios, mas povos, isto é, conjunto de pessoas unidas por uma história, uma cultura, uma língua comum que diferenciam de outros povos nativos ou originais, porque foram os primeiros habitantes deste continente.
|
Presença ilustre do ator Ataíde Arcoverde |
O final do Projeto foi apresentado a toda Comunidade Garça Branca no período Matutino com lindas apresentações como; Cantos, jograis encenações e dramatizações. O Projeto foi trabalhado durante o mês de abril com desenhos, produções textuais gramaticais, textos. Envolveu todo o corpo docente e discente da Escola.
Durante o período noturno foi trabalhado também com a turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos), com produções textuais, textos ortográficos, lendas. E no final foi apresentados paródias, encenações, danças, jograis. E para abrilhantar o final do projeto foi composta uma mesa pelas seguintes pessoas, a convite da escola: Assessora Pedagógica do município Profª Almerinda Pereira de Araújo, a presidente do Conselho Deliberativo Profª Marly Itacarambi Bessa, Prof. Sinval Vilela Carvalho, profª Eleinair Carvalho Ribeiro, Prof. Joaquim Vilela Neto (representando os professores da escola) e, para o nosso orgulho contamos também com a presença do ator global Ataíde Arcoverde, que elogiou bastante as atividades da escola. Foi oferecido um lanche onde houve a partilha. O Cardápio foi comida indígena tais como: bolo de mandioca,bolo de arroz, canjica, arroz doce e uma saborosa Maria Isabel (arroz com carne de sol) e tapioca.
A Direção e Coordenação agradece a participação de todos os professores e servidores em geral.
Vela a ressaltar que foi comemorada também a Páscoa, com muita alegria, carinho e muitas lembrancinhas.