quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROJETOS PEDAGÓGICOS


A Educação de Jovens e Adultos-EJA da Escola Estadual Garça Branca, município de Guiratinga, bateu recorde na execução de Projetos Pedagógicos no Estado de Mato Grosso.

A Escola Garça Branca foi contemplada em participar do dia do EJA, em Cuiabá no dia 26/08/2011, com a exposição dos trabalhos e projetos desenvolvidos na escola neste ano. Foram mais de 300 unidades participantes concorrentes. Destas foram selecionadas 45 experiências exitosas que foram apresentadas por um professor e um aluno da EJA. Foram escolhidas no total 16 escolas de EJA do interior do Estado e dentre elas a Escola Garça Branca foi escolhida com os sete projetos aprovados pela SEDUC:
· Água Fonte de Vida
· Revendo a questão indígena no Brasil
· Pintura Manual
· Meio Ambiente
· Reciclagem
· Sabão Ecológico
· Projeto: A Escola contra a dengue.
Participaram desse encontro a professora Haidê e a aluna Alzira do 1º ano do Ensino Médio modalidade EJA. O evento comemorativo ao “Dia do EJA” aconteceu no dia 26 de Agosto de 2011, nos períodos matutino, vespertino e noturno no CEJA Antonio Cesário de Figueiredo Neto, Cuiabá-MT, com fins de integração e troca de experiências dos projetos pedagógicos realizados nas escolas da EJA, promovendo assim, a Educação de Qualidade, bem como o desenvolvimento satisfatório da educação de jovens e adultos e a renovação das boas práticas pedagógicas.
Vivemos num mundo em que as mudanças acontecem de forma acelerada.
Estamos sempre correndo, preocupados com o tempo, que se tornou curto em relação à quantidade de tarefas que temos a realizar, por esse motivo é que a Escola Garça Branca com seus projetos pedagógicos vem sempre aprimorando o planejamento escolar, que é um desafio a reconstruir o conceito de Escola.
Profª Haydê e a aluna Alzira Dourado
Sabemos que ao optarmos em organizar nossa escola com a pedagogia de projetos, não ensinaremos e aprenderemos os conteúdos universais. Eles também estarão transitando no universo de aprendizagem da escola, mas mediados por conteúdos do interesse do aluno. Serão pontos de contato garantindo assim a significação necessária para que a aprendizagem ocorra. Também em Rondonópolis, no mesmo dia, aconteceu o 1º DIEJA “Um Encontro de Socialização de Práticas Pedagógicas de Educandos e Educadores da EJA”, ou seja, “Dia da EJA” e a Escola Garça Branca abrilhantou esse dia com todos os professores, técnicos, coordenadora pedagógica Cassiana e alguns alunos, tendo no total 20 participantes.
Identificação da escola no evento
Foram apresentados no período matutino das 08:00 as 11 horas, na praça Brasil, os trabalhos e projetos maravilhosos que os alunos realizaram na Escola. No período vespertino na escola Sagrado Coração de Jesus, das 13:00 as 18:00 horas aconteceu o seminário, apresentações de teatro com os alunos da Escola EJA da Penitenciária Mata Grande, e no mesmo local, o aluno Domingos Lázaro da 5ª/6ª e o instrutor de Fanfarra Fábio Junior fizeram a abertura do Evento com a Paródia “Água, fonte de vida”, onde foram bem aplaudidos pelos representantes dos municípios presentes.
Exposição dos trabalhos artesanais

A direção da Escola Garça Branca, na pessoa do Diretor Clayton e da Coordenadora Pedagógica Cassiana, agradecem a todos os professores, técnicos e alunos da EJA, pelo interesse e envolvimento nos Projetos Pedagógicos. Queremos também em especial agradecer a colaboração da Assessora pedagógica Almerinda Pereira DE Araujo, que nunca mediu esforços para nos ajudar e ao secretário municipal de Educação Juvercy por nos propiciar o meio de transporte que nos levou ate Rondonópolis para que pudéssemos participar desse evento. Que Deus abençoe vocês e suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário